Site Loader

Consolidação patrimonial: uma ferramenta necessária para entender a sua alocação

Por Marcos Fritzen*,
em 20/02/2020

Você já consolida seu patrimônio? Sabe como está alocado? Quais as estratégias em que seu patrimônio está investido? Quais os resultados, riscos e liquidez de cada estratégia?

Pouquíssimas pessoas atualmente consolidam todo o seu patrimônio em uma única ferramenta e monitoram, de maneira meticulosa, a sua evolução. Empresários e executivos se cercam de dash boards para gerir suas empresas, com uma série de indicadores para saber as melhores decisões a tomar para o negócio. Médicos necessitam de diversos exames de seus pacientes, e, numa cirurgia, monitoram segundo a segundo diversas informações vitais de seus pacientes, para acompanhar se está tudo certo e o que devem fazer se um indicador mudar para um número inesperado.

No entanto, quando se trata da sua vida pessoal, estes profissionais abdicam de qualquer controle sobre seu patrimônio e sua evolução. No máximo, uma planilha de excel onde colocam saldos de final de mês.

Desta forma, se não acompanham e não mensuram os movimentos, falta informação vital para tomar decisões. Como tomar decisão de vender um imóvel se o proprietário mal sabe o valor de mercado atual, e, por conseguinte, qual o real yield (aluguel anual / pelo valor de mercado) do imóvel? Como saber o rendimento da minha carteira por estratégia, se nem uma estratégia possuo?

A consolidação patrimonial tem diversos objetivos e é uma ferramenta essencial para Gestão do Patrimônio. Ao consolidar seu patrimônio, o investidor poderá colher informações valiosas que ajudarão a fazer seu patrimônio crescer com mais segurança ao longo dos anos.

A consolidação permite:

  • Mudar a visão de produto para visão de portfólio.
  • Juntar todos aqueles seus extratos de bancos e corretoras em um único lugar, olhando todos os investimentos de forma unificada.
  • Acompanhar o resultado da sua carteira, em % e em moeda corrente nacional.
  • Estruturar grupos de estratégia e acompanhar o seu resultado, bem como sua contribuição sobre o resultado da carteira.
  • Acompanhar o resultado de cada produto.
  • Mensurar, dia a dia, a liquidez dos seus investimentos, bem como o risco de crédito e de mercado de todos os seus investimentos.
  • Acompanhar os resultados antes e depois da incidência dos impostos.
  • Olhar os seus investimentos como se fossem um fundo de investimentos, gerando a sua cota diária, rentabilidades diárias, mensais, trimestrais, anuais e assim por diante.
  • Comparar seus investimentos em relação aos seus referenciais de mercado.

Este são apenas alguns atributos da consolidação. Quer conhecer mais sobre este assunto? Procure alguém que esteja Ao Seu Lado.

www.sameside.com.br

Compartilhe: