Site Loader

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por Karina Gerhardt, CFP®*,
em 06/03/2020

Um dos serviços prestados pela SameSide é o Planejamento Patrimonial Financeiro do cliente, que pode ser feito analisando apenas o principal provedor da família, ou aqueles que em conjunto são a principal fonte de renda do grupo familiar.

No Brasil são poucas as famílias que seguem um planejamento financeiro adequado aos seus objetivos e metas, devido principalmente ao baixo nível de educação financeira da população. E ainda há o equívoco por parte da grande maioria em achar que este é um serviço apenas para quem possui patrimônio… E não é! Essa é uma ferramenta essencial para organizar o fluxo de caixa, planejar a aposentadoria, formar patrimônio, gerar qualidade de vida e independência financeira à toda família.

O processo tem início ao conhecermos a família e coletarmos as informações iniciais básicas para estabelecer o escopo do relacionamento e fazer uma primeira análise da situação patrimonial e financeira do cliente. É feito um levantamento de todos os ativos e passivos, financeiros e patrimoniais, bem como um fluxo de caixa com receitas e despesas.

Com base nessas informações, somadas aos objetivos e planos de médio e longo prazo do cliente, podemos projetar um fluxo de caixa e avaliar como este patrimônio irá se comportar ao longo da vida do cliente.

Antes de apresentarmos o relatório final com as projeções e recomendações, fazemos nosso papel como propagadores da educação financeira, proporcionando ao cliente maior entendimento sobre o mercado financeiro e a gestão de patrimônio. As etapas abordadas são as seguintes:

          ·       Gestão Financeira;
          ·      Gestão de Riscos;
          ·       Gestão de Ativos;
          ·       Seguros e Previdência;
          ·       Gestão Tributária e Sucessória;
          ·       Gestão de Patrimônio Offshore.

Durante esses encontros abordamos os aspectos particulares de cada tema com um
viés para a situação atual do cliente, cujas análises e proposições serão entregues ao final do trabalho. Também ao longo destas etapas são identificados os objetivos pessoais e financeiros do cliente e de cada membro da família, além do levantamento de dados qualitativos e quantitativos para definição do perfil desde cliente, como capacidade de geração de renda, consumo, disposição e capacidade de correr riscos, entre outros.

Este é um processo contínuo e que deve ser revisado periodicamente, ajustando as mudanças na dinâmica da vida da família e alinhando um novo fluxo de caixa projetado.

O cuidado com o seu dinheiro e uma gestão adequada do seu patrimônio são ferramentas essenciais para atingir seus objetivos e a independência financeira, fazendo seu dinheiro trabalhar a seu favor. Conte com profissionais capacitados e que estejam ao seu lado para cuidar de seu patrimônio!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

www.sameside.com.br

Compartilhe: