Site Loader

Opinião x Palpite x Cota: Qual a diferença?

Não há nada mais transparente em investimentos do que a cota de um fundo! Explico:

         O mercado financeiro é um lugar fascinante, praticamente tudo o que acontece no mundo se reflete nos preços dos ativos. Podem ser as próximas eleições, uma alteração na previsão climática, negociações internacionais que avançam ou retrocedem, canetadas políticas, guerras comerciais, blefes, sempre há algum evento alterando as previsões dos analistas e operadores. O número de variáveis desta equação é infinito e requer uma capacidade de processamento de dados enorme para se compreender um pouco do que está se passando. Por outro lado, o mercado financeiro oferece uma oportunidade de ganhos fabulosos, por isso atrai algumas das mentes mais brilhantes do mundo. Basta que estejam certas!!! (risos). Esta configuração se traduz em um ambiente altamente competitivo!

         A conexão direta de todas estas variáveis com a vida quotidiana somada à possibilidade de atuação das pessoas físicas no mercado financeiro e ganhos potenciais muito relevantes geram bastante interesse nas pessoas e criam uma particularidade: todos têm um palpite sobre os preços de mercado! Quantas vezes estamos em encontros sociais e aparece alguma expressão do tipo: E a eleição, quem será que ganha? E o petróleo, não tem como cair mais! Você viu a bolsa, não para de subir! E, às vezes, ainda vem algum complemento como: ainda bem que eu comprei quando estava em baixa!

         Pois bem, a julgar por estas conversas certamente os melhores gestores do mercado não estão à frente dos fundos de investimento ou de instituições financeiras! Estão bem ali, no bar, no casamento, no twitter, na janta com os amigos… Será? Em geral, as pessoas contam aos outros apenas as suas vitórias. Não vou entrar no mérito da razão pela qual elas têm esta atitude (vou deixar essa para os psicanalistas!), mas o fato é que agem desta forma. Não há como saber realmente qual é o resultado do conjunto de todas as decisões que alguém toma, seja porque ela não é sincera ou mesmo porque nem sequer consolida seus investimentos e, portanto, nem ela mesma sabe!

         Em posição completamente oposta se encontram os gestores de fundos de investimento ou de carteiras administradas. Estes profissionais vivem todos os dias fazendo previsões, mas principalmente colocando preço nelas e tomando decisões. Adrenalina na veia! Entendam, neste caso tomar uma decisão não significa necessariamente comprar ou vender algo, pois o não fazer nada também pode custar muito caro. Procrastinar tem preço! O conjunto de decisões do gestor é escancarado publicamente através da variação do preço da cota do seu fundo! Exposição pura! E vejam bem, todos os dias úteis o fundo tem cota, não importa se o gestor está de férias ou se acordou mal de saúde e não tem condições de operar. Evidentemente, estes profissionais são bem remunerados, mas não duram muito tempo no mercado se não forem mais competentes que seus pares. Por estas razões, ratifico: Não há nada mais transparente em investimentos do que a cota de um fundo! Viva a cota!

          Sendo assim, não se deixe levar por conversas informais sem o famoso “skin in the game” muito usado por Warren Buffet. Esqueça as dicas! O mercado financeiro é um ambiente complexo e precisa ser manejado por profissionais altamente capacitados. Escolha alguém que realmente esteja Ao Seu Lado para tomar as melhores decisões em relação ao seu patrimônio.