Site Loader

Veja a Tabela SameSide dos Retornos de classes de Investimentos

Depois de um forte final de ano, em que a bolsa brasileira e os ativos indexados à inflação se valorizaram bem, janeiro foi um mês de cautela.

Iniciamos 2021 com cautela nos mercados, mas ainda um sentimento positivo em relação ao futuro. O dólar voltou a ser o investimento mais rentável, com alta de 5,4% no mês. A bolsa brasileira voltou a ter o pior desempenho entre as classes de ativos, com queda de 3,3% no mês, após 2 meses de fortes altas.

No campo econômico, destaque para a reunião do Copom de janeiro e sua ata. Como previsto, a taxa SELIC foi mantida em 2% ao ano. No entanto, a retirada do forward guidance, combinada com as projeções elevadas de IPCA vis a vis a meta de 2021 (e também 2022) fizeram o mercado começar a projetar aumento de juros já em março, o que provocou a abertura (aumento) das taxas prefixadas e indexadas à inflação. Neste contexto, os títulos do governo federal, prefixados e indexados à inflação caíram 0,8% e 0,9% no mês, em ajuste a estas mudanças.

Cabe ressaltar que o IPCA fechou 2020 em 4,52% – a inflação mais alta desde 2016 –, acima do centro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, de 4%. Esta alta esteve concentrada no segundo semestre de 2020, quando o índice subiu 4,42% – no primeiro semestre o IPCA subiu somente 0,1%. Para 2021, as expectativas na virada de 2020 apontavam IPCA em 3,32%. Decorridos 30 dias, a expectativa de IPCA já ultrapassou 3,5% em 2021, a despeito do país ainda encontrar-se em meio à um cenário de atividade instável em decorrência das incertezas geradas pela pandemia. Neste contexto, o Brasil vem trabalhando com juro real negativo próximo a 1,5%, um dos menores do mundo, mesmo quando comparado com países de primeiro mundo, o que é incondizente com o próprio risco país e com a inflação, que mesmo diante da recessão vigente, não cedeu para níveis de primeiro mundo. Desta forma, acreditamos que a SELIC deva subir logo, voltando a patamares condizentes com a nossa estrutura inflacionária de país emergente.

Sempre reforçamos, a melhor solução é diversificar as classes de ativos nos seus investimentos. Para isto, procure alguém que esteja Ao Seu Lado.

         Sempre procure alguém que esteja Ao Seu Lado para lhe ajudar a tomar as melhores decisões de gestão do seu patrimônio, sem conflitos de interesse.