Site Loader

Veja a Tabela SameSide dos Retornos de classes de Investimentos

      Outubro foi um mês esquisito, em vários sentidos. Em primeiro lugar, porque os ativos de risco haviam tido forte recuperação até o início do terceiro decêndio do mês. Em segundo, porque no último decêndio a aversão ao risco tomou conta dos mercados. Em terceiro, porque o resultado destes movimentos foi zero a zero: tudo que subiu, acabou caindo na mesma magnitude.

      Atribuiu-se à segunda onda do Covid-19 a justificativa para as quedas dos mercados de risco. Além disso, a possibilidade de uma ampla vitória democrata (presidente, senado e câmara dos deputados), que facilitaria o caminho para aumento de impostos nas empresas, entre outras medidas não desejadas.

        Desta forma, o mês foi quase um amplo zero a zero, não refletindo a volatilidade durante o mês. O Dólar se valorizou 2,3% frente ao Real. A bolsa americana caiu 0,5% e a bolsa brasileira caiu 0,7%. O CDI, atualmente roda em patamar de 0,16%, nem suficiente para cobrir a inflação mensal. Os títulos privados seguem se recuperando da forte queda de março e abril, com valorização de 0,31%. 

        No ano, o cenário não mudou muito em relação a setembro: Bolsa brasileira cai 18% no ano (pior classe de ativos) e bolsa americana sobe 45% melhor classe de ativos. Já explicamos nossa visão desta diferença em nosso artigo Investindo em Ações: Brasil? Exterior? Ou os dois?.

        O cenário ainda segue desafiador para investir. Por um lado, a inflação medida pelo IPCA ainda está sob controle, não justificando aumentos de juros nos próximos meses. Por outro lado, as incertezas no mundo e no Brasil (Eleição americana, aumento descontrolado das dívidas soberanas para financiar as economias em função do Covid, riscos de novos lockdowns, incertezas políticas no Brasil etc.) geram receio de aumentar as exposições a investimentos de maior risco, potencialmente mais rentáveis.

        Se você está descontente por receber o baixo rendimento do CDI, não saia tomando risco sem conhecer seu perfil de investidor. Para montar um asset allocation que melhor reflita o seu perfil, procure alguém que esteja Ao Seu Lado.