Site Loader

Veja a Tabela SameSide dos Retornos de classes de Investimentos

Por Marcos Fritzen*,
em 05/09/2019

A partir deste mês, vamos divulgar a Tabela SameSide dos Retornos de Classes dos Investimentos. Nela, mostramos os retornos das principais classes de ativos Brasileiros, representadas pelas referências de mercado.

Ao todo, são 10 categorias de investimento. Para cada categoria de investimento, exibimos seus retornos anuais e os retornos acumulados, em ordem decrescente, desde 2010. Também, exibimos a frequência com que cada classe supera ou perde do CDI.

Olhando a tabela, podemos ver que desde o início de 2019 até agosto, todos os mercados de risco apresentam retornos maiores que o CDI. A última vez que isto aconteceu foi em 2012. E mais interessante é que, em média, investir em títulos do Governo indexados ao IPCA rendeu 16,2%, mais que investir na Bolsa de Valores neste ano, que rendeu 15,1%. Vemos também que, apesar do mercado imobiliário ainda estar em ritmo lento, fundos imobiliários acumulam ganho de 13% no ano.

O que isso significa? Quer dizer que, na gestão do seu patrimônio, nunca foque seus investimentos em uma única classe de ativos. O que está bom hoje pode estar ruim amanhã. Ter uma alocação bem planejada entre classes de ativos, adequada ao seu perfil de investidor, produz os melhores resultados no longo prazo.

Compartilhe: