Site Loader

A Reserva de Emergência, para além das Emergências!


Por Karina Gerhardt, CFP®*,
em 08/05/2020

Ao iniciar o Planejamento Financeiro, muito fala-se a respeito da importância da reserva de emergência. Como o próprio nome diz, é aquela parcela do seu patrimônio que deve ser destinada para cobrir eventos imprevisíveis, como doenças, demissões ou redução da renda.

No Brasil, essa noção de “prevenir para não ser preciso remediar” ainda é muito pouco praticada pela população, uma vez que mais da metade das pessoas não tem uma reserva para eventualidades, segundo estudo recente da ANBIMA. Essa situação se agrava ainda mais entre mulheres e jovens, que tendem a priorizar o consumo imediato e não se preparar para momentos difíceis.

O recurso da reserva de emergência deve estar aplicado em um investimento seguro, com baixa volatilidade e com liquidez, afinal, deve ser acessado facilmente no momento de urgência. Muitas vezes chamado também de “colchão de liquidez”, este montante vai variar de acordo com o perfil de cada investidor, seus hábitos de vida, seu emprego e fontes de renda, composição de sua família, dependentes e, principalmente, seu fluxo de caixa e capacidade de poupança.

Muitos são os motivos para se construir uma reserva de emergência: garantir o orçamento familiar, evitar dívidas, atraso nas contas, segurança para buscar novos objetivos profissionais, empreender, estabilidade financeira e até aumentar a família, por exemplo.

Outro grande motivo para também se ter uma reserva sempre à disposição é: aproveitar as oportunidades de mercado! Em momentos de crise, como o que vivemos atualmente, é quando as oportunidades aparecem. Tendo uma parte do seu patrimônio para essa finalidade, com liquidez e disponível rapidamente, é possível fazer bons negócios. A estabilidade financeira e segurança do orçamento familiar serão sempre as prioridades nesses momentos mas, uma vez superados estes pontos, é possível utilizar essa reserva para comprar ativos financeiros que tenham sofrido com a crise e estejam com preços interessantes, comprar participação em um negócio cujos sócios precisem de capital de giro com urgência, adquirir um imóvel ou terreno que está sendo negociado abaixo do seu valor de mercado, entre outras oportunidades.

É nos momentos de estresse e de tantas instabilidades que ter sua vida financeira bem organizada e planejada faz toda a diferença. Independente do seu perfil de investidor, sempre haverá uma parcela que deve ser mantida em investimentos seguros e com liquidez, seja para cobrir emergências, seja para aproveitar grandes oportunidades, sempre com bons profissionais ao seu lado, lhe auxiliando na tomada de decisão e alocação dos ativos de seu patrimônio.

Procure sempre um profissional que esteja ao seu lado para lhe auxiliar em seus investimentos.

Compartilhe: