Site Loader

Disputa Narcisista: E o CLIENTE, onde fica nessa batalha?

“A verdade sobre o conflito de interesses do mercado financeiro brasileiro.”

          Semana passada o Itaú lançou uma campanha para tentar vender a ideia que investir no segmento Itaú Personnalité é muito mais seguro e melhor do que em qualquer corretora através de Agentes Autônomos de Investimento – AAI. Inclusive reforçou na propaganda que investir em corretora e com assessor está na moda e os especialistas do banco são “isentos” (será mesmo?). O ataque apesar de não ter sido exclusivo a uma corretora, foi claramente direcionado à profissão de Agentes Autônomos e também à XP, pois atualmente é uma das corretoras mais importantes do país e que mais incomoda o velho sistema dos bancões. A resposta da XP (que por sinal o Itaú é sócio e também ganha se a investida valer mais), tentou passar a ideia que o Agente Autônomo é melhor e mais independente que o gerente de banco, pois a plataforma é aberta, os bancos cobram caro, vendem produtos inadequados e que “banco não é e nunca foi feito para você”. A XP entrou na briga diretamente oferecendo aos Clientes que provassem a transferência do Itaú para a XP um colete de brinde com o logo da empresa, para fazer mais propaganda para ela mesmo (sério?).

          Será que alguém é dono da razão e existe apenas uma ou outra opção (1)? Para que essa necessidade constante de admiração e agressão permanente (2) ao outro? A falta de empatia (3) com a profissão que não seja ABC ou XPTO, mostra nenhum interesse em simpatizar com sentimentos, desejos ou necessidades dos outros (4). A atitude pomposa e arrogante (5) contra o concorrente aparece a inveja do outro e também achar que os outros tem inveja dele (6). Além dessas 6 características que indicam claramente um transtorno Narcisista (de ambos os lados), o sintoma mais preocupante na relação com o investidor é a exploração do outro para obter ganho pessoal (7). Na nossa visão nenhum dos lados está informando o que de fato é importante para o CLIENTE decidir:

Quais são os conflitos que existem e qual o valor pago no final pelo Cliente? Simples assim!

          O gerente do banco que recebe salário de uma instituição tem sim um conflito grande, pois precisa que o Cliente compre seus produtos e invista no banco para gerar receita e poder pagar seu salário. Se tiver algum produto melhor ou mais barato em outra instituição esse profissional do banco irá indicar? O diretor do banco e o acionista esperam que não. O Cliente até pouco tempo tinha no gerente de banco a pessoa de confiança, mas agora precisa entender de verdade os conflitos que existem e escolher em quem confiar. Talvez o mercado precise do banco para produtos de crédito, mas será que precisa para investimento?

          A XP nos últimos 15 anos fez um belo trabalho de oferecer uma opção aos bancos, mas o conflito entre o Agente Autônomo e o Cliente também é altíssimo. Esse profissional somente recebe alguma remuneração se distribuir produtos e mostrar operações que pague algum rebate para ele e para a corretora a qual é vinculado. Aquele COE (certificado de operação estruturada) é uma boa opção? A debênture de 10 anos ou título público com vencimento em 2045 é adequado para o Cliente? Claro que nem todos os Agentes Autônomos entopem seus Clientes de produtos que pagam rebates/comissões altos, mas a forma de remuneração é altamente conflitada. Nenhum vendedor no mundo trabalha de graça e sem focar na comissão. O mercado precisa sim de corretora para investir, mas será que o melhor e mais transparente para o Cliente é através de Agente Autônomo?

          Quanto mais evoluído for o mercado financeiro do país, menos conflito teremos, pois quem deve ter controle da relação de fato é o Cliente que não deve mais aceitar propaganda enganosa! Mas para isso o investidor precisa ter o maior conhecimento e, no meio dessa disputa narcisista, saber em quem confiar. Nos mercados mais maduros (Europa e Estados Unidos) os investidores possuem Consultores e Gestores INDEPENDENTES que são remunerados somente pelo Cliente, sem receitas ocultas e que buscam as melhores soluções para o patrimônio do Cliente. Em Londres é proibido qualquer produto de investimento pagar rebates ou comissões, suprassumo da transparência. A Charles Schwab, uma das maiores corretoras dos Estados Unidos que é a inspiração da XP, possui uma área exclusiva para consultores e gestores independentes que em 2019 representou 47% dos ativos totais da Charles Schwab. Até pouco tempo atrás não tínhamos opções no Brasil de plataforma realmente independente para Clientes que não fossem multimilionários, mas agora já é um caminho sem volta. A boa notícia é que algumas corretoras (XP, Warren, BTG Digital, RB Investimentos, Guide), lançaram há poucos meses soluções para atender Consultores e Gestores Independentes, inclusive devolvendo diretamente os rebates dos produtos para as contas dos Clientes.

            Independente da estrutura ou instituição que esteja o seu dinheiro, contrate alguém que realmente esteja Ao Seu Lado, isento de conflito e que se importe em buscar as melhores soluções para gestão do Seu Patrimônio.