Site Loader

Investir na Berkshire Hathaway (Warren Buffet) é uma decisão óbvia?

          Warren Buffet e a Berkshire Hathaway (Código: BRKA ou BRKB) sem dúvida estão no seleto grupo dos top 3 investidores do mundo. Mas será que ainda mantém a performance que os consagrou ao longo de décadas, desde 1965, o primeiro ano que aparece na performance da Berkshire (BRKA), na já clássica carta anual do Warren Buffet aos investidores? Será que ainda vale a pena investir neles? Naquele ano, BRKA valorizou 50%, contra 10% do S&P 500. De lá até 2019, BRKA valorizou incríveis 2.737.162%, enquanto o S&P 500 valorizou 19.474%. O Gráfico 1 mostra esta incrível evolução. A boca de jacaré é tão grande que o S&P 500 quase some no gráfico.

1

          Agora, vamos mudar um pouco a forma de olhar, para ver como foram os retornos de longo prazo, em janelas de 10 anos. A data que aparece na linha horizontal mostra o início destes 10 anos da janela.

2

          No Gráfico 2, olhando toda a janela, fica evidente, visualmente, que as décadas de 60, 70, 80 e primeira metade da década de 90 foram períodos maravilhosos. Não teve tempo ruim! Qualquer um que investiu em qualquer ano e esperou 10 anos colheu um belo retorno. Porém, a janela de 1995 para cá já é mais modesta, pelo menos visualmente. Vamos dar um zoom de 1995 em diante, no Gráfico 3:

3

          O zoom de 1995 em diante mostra retornos excedentes ao S&P 500 ainda significativos, especialmente para quem investiu até 2001 e ficou 10 anos com a ação, tendo levado para casa 54% a mais que o retorno do S&P 500. A partir daí, os excedentes de retornos em 10 anos ficam menores. E, quem investiu em 2008, 2009 e 2010, e foi ver o que aconteceu com os retornos de sua carteira 10 anos depois, ou seja, no final de 2017, 2018 e 2019 viu uma performance em média 20% menor que o S&P 500.

          Mais precisamente, de 2008 para cá, a performance da ação da BRKA teve desempenho pior que o S&P 500, com retorno médio anual de 8%, contra 9% do mercado. A volatilidade dos retornos foi a mesma, logo investir em BRKA foi menos eficiente que investir em S&P 500.

4

          Se um gestor ativo qualquer montasse seu fundo em 2008 e apresentasse esta performance ao longo de 12 anos, seguramente nenhum investidor profissional alocaria seu dinheiro neste gestor. No entanto, pelo histórico excepcional de desempenho, Warren Buffet sempre tem a seu favor o benefício da dúvida.

          Um dos grandes riscos de investir na BRKA atualmente é a longevidade – ou falta de. A empresa é basicamente conhecida pelos seus fundadores, Warren Buffet, com 89 anos de idade e Charlie Munger, com 96 anos de idade. Desde os anos 60 funciona assim. É uma empresa que, se tem substitutos à altura, ambos sócios não fazem questão de dizer. No encontro com investidores deste ano, transmitido pela Internet, mais uma vez Warren Buffet foi a estrela. Basicamente a única estrela. Novamente nenhuma palavra sobre sucessão na empresa. Quem decidirá os investimentos da empresa quando ambos se forem? Em qualquer empresa longeva, a sucessão bem feita é um processo de longo prazo, pois é razoável ocorrerem erros no processo de sucessão. Ray Dalio, da Bridgewater, tem “somente” 70 anos de idade. Já iniciou uma sucessão anos atrás. Não deu muito certo, remodelou, voltou a operação, e está reorganizando tudo. E isto faz parte da vida.

          Nosso maior ponto de interrogação não está somente na performance mais recente, abaixo do Índice S&P 500. Se vou ser sócio de longo prazo, seguindo a cartilha tão celebrada destes dois ícones, é razoável ser sócio de uma empresa cujos donos já tem 9 décadas de vida e ainda não fizeram a sucessão da empresa? Não existe longo prazo nesta tese. É um investimento de curto prazo, que precisa ser reavaliado quando o inevitável acontecer, uma vez que não sabemos como será o dia seguinte. Eles nunca fizeram questão de dizer como será o dia seguinte.

          Procure um profissional que jogue Ao Seu Lado para lhe ajudar na gestão do seu patrimônio.