Site Loader

O Falacioso Toque de Midas

       Um desejo muito comum ao investirmos é achar o mítico Toque de Midas. A ideia de que é possível acertar de maneira espetacular em todos os investimentos, ou de que existem gurus que multiplicam a riqueza onde quer que atuem é tentadora e chamativa. Frequentemente vemos essa expressão sendo usada como um elogio, dando legitimidade a essa ideia.  

       O que é deixado de lado pelos que propagam essa teoria é o fato de ela não passar de uma miragem, e a própria fábula original deixa bem claro isso. 

       Na antiga mitologia grega, sempre mais complexa e profunda do que como usualmente é retratada, o hedônico deus do vinho Dionísio resolveu conceder um desejo ao já rico rei Midas. Sem hesitar, o avarento rei decidiu “Peço-lhe que converta em ouro tudo o que eu tocar”. Mantendo sua palavra, Dionísio prontamente acatou o pedido. Midas saiu maravilhado tocando nos móveis de seu palácio, que se transformaram em ouro exatamente como ele queria. Mas, ao se sentar na mesa, ele percebeu que o alimento e a bebida que levava à boca também se transformavam no precioso metal.  

       Sem poder comer, faminto e sedento, o rei entendeu o erro que havia cometido. Voltou desesperado á Dionísio, que se divertia com a situação, e suplicou para que sua condição acabasse. Dionísio mandou que Midas fosse banhar-se no rio Pactolo para se desfazer da maldição. O rei obedeceu, e finalmente se viu liberto da tentação do toque de ouro. 

       Infelizmente Midas não ganhou muita sabedoria com o a experiência. Anos depois, ele discordou de um veredicto do deus Tmolo, e como castigo Apolo dotou o rei com um par de orelhas de asno. Não conseguindo esconder essa peculiar característica, e envergonhado com os comentários da sociedade, Midas tirou a própria vida. 

       Contada como é hoje em dia, a verdadeira lição é esquecida: tal avareza não deve ser buscada, mas sim evitada. Como Midas, se desejarmos a miragem do dinheiro fácil, logo perceberemos que nosso desejo se revelará um pesadelo. Diferentemente de Midas, já temos noção de onde termina esse enganoso desejo, e podemos evitar um final similarmente desagradável.

        Para evitar cair em tentação, nada melhor que o auxílio de alguém que esteja Ao Seu Lado, auxiliando de maneira isenta.


Por João Bregolin 
em 11/12/2020