Site Loader

O OTIMISMO DO MERCADO FINANCEIRO

Muita gente deve estar se perguntando o que tem motivado as recentes altas na Bolsa brasileira, olhando em volta, procurando por alguma “boa notícia” que possa justificar um ganho de mais de 21% de maio até agora.

Crise política, aprovações de medidas importantes pelo Congresso e Senado paradas, Brasil como um dos centros da pandemia atualmente, desemprego, empresas fechando as portas, Governo injetando rios de dinheiro no mercado, enfim, por que a Bolsa está subindo? E o Dólar?! O Real encerrou a semana passada com sua melhor performance desde a crise de 2008.

Esse excesso de liquidez e otimismo do mercado faz muitos investidores, ou até aqueles que ainda não o são, estarem com “medo” de ficar de fora da festa. Quando a festa está bombando e todos seus amigos se divertindo e se dando bem, por que não participar? Mas a grande questão é: e quando as luzes se apagarem? Quem corre, quem fica? Quem está preparado?

Será que é a hora certa de entrar na Bolsa? De aumentar a exposição em renda variável? Será que já atingiu o topo para realizar meu lucro, ou ainda sobe mais? Ou tudo isso é fogo de palha?

São muitas as perguntas que não temos as respostas. O mercado pode estar com os ativos baratos oferecendo grandes pechinchas ou estar caro, prestes a desmoronar com a divulgação de algum dado econômico ou do resultado da próxima reunião ministerial. A tendência é que o mercado siga volátil, levando os investidores a se questionarem se toda essa recente valorização faz sentido, dadas todas as incertezas que temos pela frente.

A certeza que temos e a estratégia na qual acreditamos, mais importante que se preocupar com o timing certo de agir, é dar mais importância ao asset allocation da sua carteira, conhecendo seu perfil de risco e ajustando seus investimentos à volatilidade adequada. Ter profissionais preparados ao seu lado para lhe guiar em momentos de incerteza é o que fará a diferença!