Site Loader

OPORTUNIDADE ÚNICA!

        (Ao telefone)

       –  Bom dia Guilherme, tudo bem?

       –  Bom dia seu João, tudo ótimo e o senhor?

     – Tudo ótimo também! Guilherme, seguinte: consegui economizar um dinheiro e vou transferir amanhã para a minha Carteira Administrada SameSide. Gostaria de saber se você tem alguma ótima oportunidade para eu investir o meu dinheiro.

        Se você está interessado no desfecho desta conversa, então leia este texto até o final!

      O mercado brasileiro de gestão de patrimônio vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas razões explicam este movimento, mas a principal delas é um amadurecimento geral dos investidores. Amadurecer significa superar algumas fantasias infantis e passar a enfrentar a realidade como ela é. Significa entender que a frase “não existe almoço grátis” ficou tão famosa justamente por ser verdadeira. Significa aceitar que as histórias de papai noel, coelhinho da páscoa e etc, são lindas, mas são falsas. Enfim, é ter a coragem para encarar as verdades da vida.

      Entretanto, dentro desse contexto de amadurecimento do investidor existem momentos de fraqueza, momentos em que o conforto interno gerado pela ilusão de que algo seja verdade é maior do que a realidade em si. Normal, são as dores do crescimento. Noto claramente a evolução dos clientes que saem dos modelos de trabalho baseados em comissionamento sobre vendas de produtos para o modelo SameSide (baseado em taxa de gestão). Esta transição em si já exige um grau de maturidade maior e, com o tempo, se consolida de forma definitiva. Porém, durante o processo, aparecem alguns resquícios do modelo antigo de comissionamento. Um exemplo de resquício é o diálogo do início deste texto. Este tipo de ligação já recebi diversas vezes nos primeiros meses de um trabalho, mas felizmente depois de algum tempo o cliente amadurece.

        Evidentemente existem bons negócios a serem feitos no mercado, porém exigem tempo, conhecimento, paciência e muita disciplina. O principal em gestão de patrimônio é entender o conceito de perfil de risco e de (re)balanceamento de portfólio adequado a este perfil. Este método de gestão é o mais eficaz a longo prazo e, se seguido com muita disciplina, consegue-se aproveitar sim algumas “oportunidades” quando elas surgem.  

        Sendo assim, muito provavelmente o desfecho da conversa do início do texto seria o seguinte:

      – Senhor João, estou com seu portfolio aberto na minha tela e estou vendo que de acordo com seu perfil de risco ainda podemos adicionar 1% do patrimônio em Renda Variável. Casualmente o mercado está nos dando esta “oportunidade” depois da realização de lucros da última semana, mas seguimos com nosso cenário construtivo para a classe. Podemos alocar este capital novo no mesmo ETF que compramos na última vez?

      –  Perfeito Guilherme, vamos seguir o planejamento.

        Não se deixe enganar por este tipo de abordagem rasa, prometendo oportunidades únicas, imperdíveis, de alto retorno e baixo risco feitas especialmente para você. Acredite, o sucesso em gestão de carteiras se obtém com resultados consistentes ao longo do tempo e se constroem com competência e seriedade. Não existem atalhos, infelizmente. Lembre-se, escolha alguém que esteja Ao Seu Lado para fazer a gestão do seu patrimônio.


Por Guilherme Fração 
em 16/11/2020
www.linkedin.com/in/marcosfritzen/