Site Loader

Racionalidade à prova!

Por Karina Gerhardt, CFP®*,
em 02/04/2020

“Passageiros do voo 2020, estamos atravessando uma área de fortes turbulências. Permaneçam sentados, apertem seus cintos e aguardem novas orientações.”

E cá estamos, aguardando os próximos acontecimentos, mas não estarrecidos, e sim estudando as projeções e previsões do mercado, nos preparando para enfrentar diversos cenários possíveis, conversando com gestores, empresários e analistas, rebalanceando carteiras e com os radares constantemente ligados.

Crises e epidemias são eventos imprevisíveis em sua maioria, ou, pelo menos, com dimensões incalculáveis. Como estar preparado para enfrentá-las? Como proteger seu patrimônio quando o momento é caótico, e ainda assim saber identificar as oportunidades que esse mercado histérico pode estar oferecendo?

Quando se trata de tomada de decisões, sempre pensamos estar no comando da situação, fazendo escolhas racionais e lógicas. Mas conhecer o que motiva cada uma dessas escolhas, o que nos faz agir de determinada maneira, são pontos fundamentais para aperfeiçoarmos nossas tomadas de decisões e de fato nos prepararmos para as mais diversas situações na vida, e mais do que nunca no mercado de investimentos.

Harry Markowitz, economista americano Nobel da Economia em 1990 com sua Teoria Moderna do Portfólio, tem como premissa básica que os investidores são avessos aos riscos, agindo sempre de maneira racional. O investidor apenas estaria disposto a tomar mais risco se recebesse o retorno adequado, ou seja, maior remuneração.

Por outro lado, Dan Ariely, professor de Economia Comportamental do MIT, traz um ponto de vista interessante sobre o comportamento humano e as falhas que fundamentam as decisões que tomamos, em seu livro “Previsivelmente Irracional”.

Imagine você, em janeiro de 2020, sentado na mesa do seu gerente, preenchendo a papelada para abertura de uma nova conta, dentre elas o Questionário de Perfil do Investidor (Suitability). Bolsa na sua máxima histórica, recorde de novos investidores, fundos imobiliários em alta, reformas econômicas, políticas e administrativas encaminhadas e todos os seus amigos ganhando rios de dinheiro em seus investimentos “que não tem erro”. E só você de fora!! Qual a sua propensão a tomar risco nesse momento? Qual seu nível de confiança no mercado? O quão influenciável será às opiniões de amigos e Youtubers? E, principalmente, qual o seu grau de excitação e entusiasmo ao preencher esse questionário que determina o seu nível de tolerância ao risco? Os investidores mais “recentes” ou inexperientes nem estavam ligando para os riscos, estavam muito mais preocupados com o retorno. 

Ariely nos apresenta diversos estudos e testes que aplicou em seus alunos para observar a diferença nas suas decisões frente a mesmas questões, porém em momentos distintos de excitação, entusiasmo e julgamentos externos. Em janeiro de 2020, tranquilo e confiante, querendo participar logo da festa que estava acontecendo lá fora, seu Perfil de Investidor com grande chance seria de Moderado à Agressivo. E se fosse nas semanas após o Carnaval?

A emoção muitas vezes nos faz tomar decisões ruins, e nossa aversão à perda é uma emoção muito forte. E esse emocional o Suitability dos bancos e corretoras não consegue mensurar. Sentimos muito mais a dor da perda do que o prazer dos ganhos. Quando o stress do mercado começou, há algumas semanas, quem estava equivocadamente com uma carteira de investimentos agressiva se viu perdido, desesperado, em pânico, e saiu ao mercado para se desfazer desses ativos antes que o tamanho da sua perda aumentasse. É aí que seu irracional ganhou vida!

Avaliar nossas reações quando estamos no meio de um estado emocional alterado, eufórico, seria muito mais eficaz para determinarmos as reais influências em nosso processo decisório. Quem sabe qual o resultado deste questionário se você o preenchesse hoje?

Como planejadores financeiros e gestores de patrimônio independentes, temos o dever de orientar nossos clientes quanto aos reais riscos que correm em cada investimento e fornecer todas as informações possíveis para uma tomada de decisão consciente. Buscar a racionalidade em meio ao caos e seguir protocolos previamente combinados é o caminho para boas escolhas e construção de um patrimônio sólido.

Conte com quem esteja realmente Ao Seu Lado para passar por essas turbulências!

(51) 4042-9902
sameside@sameside.com.br
www.sameside.com.br

Compartilhe: