Site Loader

Simples assim!

simplicidade
substantivo feminino
“Ausência de complicação;
Característica, particularidade
ou natureza de pessoa sincera.”

       Descomplique! Esse deve ser o lema da sua vida, seja nas suas relações pessoais, familiares, profissionais, na maneira de lidar com os problemas, e por que não também com a suas finanças e investimentos?!

       Você já deve ter ouvido por aí a clichê frase atribuída a Leonardo da Vinci “A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação”, e na gestão patrimonial a simplicidade é sim levada a sério (ou pelo menos deveria ser!).

       Muitas pessoas tem a falsa ideia de que com pouco dinheiro não há muito o que fazer além de deixar seu recurso aplicado na poupança ou, no outro extremo, quem tem um patrimônio financeiro muito grande deveria ter em seu portfólio produtos muito diferenciados, operações estruturadas, movimentações diárias em sua carteira (alto giro), compra e venda de ativos exclusivos e participações em diversos negócios e empresas. O controle gerencial desse segundo exemplo se torna um quebra-cabeça, com dificuldades para se determinar e seguir a alocação de ativos (asset allocation), com produtos as vezes sem liquidez, dificultando o rebalanceamento da carteira e enquadramento de cada estratégia.

       Esse excesso de estruturas complicadas torna a carteira “cara”, as vezes sem liquidez, com produtos que cobram taxas elevadas pela sua adminsitração e performance, além do tempo gasto com a gestão de tantos ativos. Essa complexidade muitas vezes não se reflete na rentabilidade da carteira, apenas expondo o investidor a riscos elevados e desnecessários e pagando mais caro pelas estruturas.

       Além de ter bons profissionais lhe orientando e fazendo a gestão do seu patrimônio, é preciso se manter “sóbrio”. Não deixar a emoção tomar conta do racional. É possível ter uma ótima performance com uma carteira mais enxuta em ativos, rebalanceando as estratégias com o passar do tempo e novos eventos.

       Ou seja, fazer o feijão com arroz, salada e filé grelhado muito bem feito por vezes fornece mais energia que um caro e pomposo caviar! Não tente acertar o timing do mercado, isso é inatingível; diversifique com os ativos mais qualificados e de baixo custo, e não pela quantidade de ativos em carteira; baseie suas decisões em fundamentos, e não em preço; e tenha uma alocação de ativos coerente com seu perfil de risco.

          Procure dedicar seu tempo às suas atividades profissionais que de fato você conhece os riscos e busque alguém de confiança que esteja Ao Seu Lado, para sugerir produtos adequados, que possa controlar da melhor forma e que tenha muito conhecimento para saber investir de maneira simples, sem promessas milagrosas de retornos exuberantes e retorno adequados ao seu perfil!